Conheça São Vicente/SP

O turista que chega a São Vicente disposto a apreciar as praias, práticas esportivas, locais turísticos e prédios históricos tem um verdadeiro leque de opções. Neste roteiro, selecionamos algumas atrações para que você possa desfrutar da Cidade!

Plataforma de pesca e lazer

Ao lado da Ponte Pênsil fica localizada a Plataforma de Pesca e Lazer, um deck onde moradores e pescadores podem apreciar a vista da Baía de São Vicente, observada pelo lado da Biquinha. A plataforma tem 700 metros e liga o Marco Padrão à Ponte Pênsil.

Morro da Asa Delta

Descoberto pelos praticantes de vôo-livre, o Morro da Asa Delta - também chamado de Itararé ou Voturuá - tem seu ponto máximo a 180 metros de altura e proporciona uma das mais belas vistas da Baixada. Dalí é possível ter uma visão privilegiada de São Vicente, Santos, Guarujá, Praia Grande e Cubatão. O acesso é feito na Divisa com Santos, a partir da subida do Morro do José Menino. Lá funciona também o Teleférico, cuja base e venda de ingressos fica na Praia do Itararé.

Ponte Pênsil

Considerado o cartão-postal número um de São Vicente, a Ponte Pênsil, foi a primeira do gênero construída no Brasil. Tombada como patrimônio histórico, a ponte foi inaugurada em 21 de maio de 1914, revelando-se fundamental no desenvolvimento da região. A ponte ainda mantém material original usado na obra, como os cabos de aço vindos da Alemanha.

Biquinha

Com história desde 1553, a Biquinha de Anchieta foi uma das principais fontes de água da população de São Vicente durante séculos. Seus belos azulejos azuis - trabalhados a mão são relíquias históricas. Lá, o padre jesuíta bebia água e catequizava índios.

Marco Padrão

Inaugurado em 1933, o monumento é o marco de comemoração dos 400 anos da Fundação de São Vicente. Encontra-se dentro de uma ilhota no mar conhecida como Pedra do Mato. Foi oferecida pela colônia portuguesa de Santos e São Vicente. Localiza-se na Praia do Gonzaguinha, próximo à Biquinha de Anchieta.

Parque Ecológico Voturuá

Ótima opção de passeio é o Parque Ecológico Voturuá, que também possui o título de Zoológico Municipal (Rua Dona Anita Costa, s/nº - Vila Voturuá). No local os visitantes podem conhecer várias espécies da fauna brasileira. São mais de 100 animais divididos em 20 espécies, como aves, répteis e mamíferos. Os visitantes poderão ver leões, uma onça e um hipopótamo de três toneladas. Saguis e macacos-prego também alegram os visitadores, bem como tucanos, papagaios e araras. Com 825m² de área verde da Mata Atlântica (uma das últimas reservas dentro da zona urbana da Cidade), o parque ainda abriga um Pesque-Pague. Os visitantes contam ainda com infraestrutura de lazer, com playground para as crianças e opção de trilhas. O Parque funciona de terça a domingo, das 9 às 17h.